

IMPORTÂNCIA DA FADA E DO RATINHO DOS DENTES
Quando o primeiro dente começa a abanar, a criança sente que, pouco a pouco, vai deixando para trás as coisas de bebé para se aproximar das dos miúdos crescidos (com os quais já partilha alguns interesses).
As crianças desta idade já não querem ser pequenas.
Querem mudar, crescer, transformar-se em meninos e meninas crescidos e capazes…
e a queda dos dentes é uma parte importante dessa transformação a todos os níveis.
A Fada dos Dentes vem aqui assumir um papel importante: a magia e a emoção de espreitar debaixo da almofada pela manhã e descobrir uma surpresa. A magia é um elemento importante na vida da criança. Expectativa, curiosidade, surpresa, ilusão… todas são emoções que deveriam
fazer parte do tecido vital da criança.
Assume também um util papel de promoção da importância da saúde oral.
Para a criança, a troca do dente por um presente transforma-se num ritual de transição: uma forma de dar importância a um facto que marcará (como tantos outros) um antes e um depois na sua vida.- Ao ser algo que se partilha com toda a família e pelo qual todas as crianças da mesma idade passam (às vezes seguindo à risca a tradição durante gerações), representa a
vivência comum de uma mudança individual:
alimenta o sentimento de pertença a uma família e a uma cultura particular.
Para algumas a ideia de perder um dente pode ser angustiante (para os adultos é).
A chegada da Fada dos Dentes transforma os medos em ilusão.

QUANDO CAEM OS DENTES DE LEITE ?
A primeira dentição (decidua) , habitualmente chamada dentição de leite (porque estes dentes são em geral mais brancos do que os definitivos), é constituída por 20 dentes,
os quais surgem geralmente entre os 6 meses e os 2 anos e meio.
Os dentes definitivos que vão substituir os dentes de leite encontram-se em fase de formação dentro de ambos os maxilares (superior e inferior). Os primeiros dentes de leite caem normalmente entre os 6 e os 7 anos de idade (incisivos centrais e laterais), e continua até perto dos 13 anos (canino superior).
No entanto, é muito importante chamar a atenção para o facto de, por volta dos 6 anos de idade, erupcionarem os primeiros molares permanentes, que aparecem atrás dos últimos dentes de leite que a criança apresenta na boca. Estes dentes nascem sem cair nenhum dente de leite e, por isso, muitas vezes passam despercebidos aos pais. A ordem e as datas de erupção são diferentes de criança para criança,podendo as Tabelas de Erupção sofrer muitas variações de criança para criança.
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE ORAL INFANTIL
ToothfairyAtelier® é uma marca criada por uma médica dentista,
o que significa que, para além do papel lúdico que tem a Fada dos Dentes,
esta será uma oportunidade de promover a Saúde Oral infantil e familiar.
Esteja atento à nossa NEWSLETTER onde muitos temas serão explicados e explorados como:
Importância da Saúde Oral Infantil
Hábitos Parafuncionais e sua presença na infância
Higiene Oral infantil
Quanto usar aparelho ortdôntico
Traumatologia Dentária na infância
... e muitos mais! Se quiser, envie-nos um e-mail com alguma questão que gostasse de ver esclarecida
TRADIÇÕES À VOLTA DO MUNDO
Por ser um momento tão importante, todas a culturas foram criando tradições
para celebrar, explicar a mudança da dentição de uma criança
A Fada dos Dentes é uma personagem da mitologia popular de muitos países (sobretudo de língua inglesa). Este ser mágico recolhe os dentes que as crianças deixam debaixo das almofadas e substitui-os por um presente, geralmente dinheiro.
Em quase todas as culturas existe uma figura parecida que se encarrega de recolher os dentes que caiem em troca de uma surpresa. Nalgumas zonas de Espanha, esta tarefa é realizada pelo ratinho Pérez, no qual foi inspirada a nossa personagem (Ratinho dos Dentes) enquanto na Catalunha este trabalho é encomendado a Angelet (o Anjinho) e no País Basco – sobretudo em Vizcaya – é a Mari Teilatukoa (Mari do telhado) que se encarrega, pois nalguns lugares é tradição atirar os dentes das crianças para os telhados das casas.
O Topino (Topolino ou Fatina, que significa “fadinha”) é uma simpática personagem que faz parte do folclore italiano. A Petite Sourie trabalha em França e é uma ratinha. De facto, o seu nome significa “a ratinha”. Na Irlanda, o trabalho é feito por uma linda rata branca que compra os dentes às crianças em troca de moedas. Claro que elas os vendem sem hesitar.
A espera torna-se mais fácil e emocionante se escrevermos uma carta à Fada avisando-a de que um dente já se mexe e dando-lhe detalhes sobre o lugar exacto da casa onde se encontra a almofada.
Toothfairy Atelier® pretende ajudar os pais nesta tarefa, dando forma a estas personagens mágicas